Fate/stay night (フェイト/ステイナイト, Feito/sutei naito?) é uma visual novel japonesa, desenvolvida pela Type-Moon, escrita por Kinoko Nasu e ilustrada por Takashi Takeuchi, originalmente lançada como um jogo de PC para adultos. Quatro jogos da série foram lançados até o momento. Fate/stay night também possui conexão com Tsukihime e Kara no Kyoukai. a história se passa na cidade japonesa Fuyuki, onde de tempos em tempos acontece secretamente uma grande guerra entre magos e seus Servos (espíritos de heróis do passado) pela posse do Cálice Sagrado (Santo Graal), objeto que tem o poder de realizar um desejo de seu Mestre. Uma versão de Fate/stay night para a faixa etária acima de 15 anos intitulada Fate/stay night Réalta Nua (Irlandês para "uma nova estrela"), foi lançado para PlayStation 2 em 19 de Abril de 2007, e conta com os mesmos dubladores do anime. Em 28 de Outubro de 2005, a Type-Moon lançou uma visual novel sequência de Fate/stay night intitulada Fate/hollow ataraxia (Grego para "tranquilidade"), no qual a história se passa um semestre após os eventos de Fate/stay night.
Fate/stay night ganhou adaptações para outras mídias. Uma série de mangá é serializada na revista Shōnen Ace da Kadokawa Shoten. Um anime de 24 episódios foi exibido no Japão entre 6 de Janeiro de 2006 e 16 de Junho de 2006. Adicionalmente a série teve adaptada a prequela Fate/Zero exibida em duas temporadas. Três jogos de luta baseados na série foram lançados, Fate/unlimited codes para arcade e PlayStation 2, Fate/tiger colosseum e sua sequência Fate/tiger colosseum Upper para PSP. Um RPG para PSP intitulado Fate/Extra foi lançado em 22 de Julho de de 2010. Um filme de Fate/stay night criado pelo Studio Deen foi lançado nos cinemas japoneses em 23 de Janeiro de 2010.
História[editar | editar código-fonte]
A narrativa se passa na cidade japonesa fictícia Fuyuki, em 2004. Onde um ritual chamado Guerra do Santo Graal, que acontece apenas a cada sessenta anos, esta prestes a começar. Nesse conflito, setes magos lutam entre si para adquirirem o artefato lendário - o Santo Graal, que supostamente é capaz de realizar qualquer desejo. Para que possam participar da guerra, cada mago deve primeiro ser escolhido pelo Santo Graal para se tornar um Mestre, para que então possam invocar seus respectivos Servos. Esses Servos são Espíritos Heroicos - figuras históricas ou fictícias que se tornaram conhecidas como heróis devido aos seus feitos durante suas vidas. Os Servos são divididos em sete classes de acordo com as suas habilidades e características: Saber (Espadachim), Archer (Arqueiro), Lancer (Lanceiro), Rider (Cavaleiro), Caster (Feiticeiro), Assassin (Assassino) e Berserker (Bárbaro).
O protagonista da história é o adolescente de 17 anos, Shirou Emiya. Shirou foi o único sobrevivente de um enorme incêndio que cobriu grande parte de Fuyuki, 10 anos atrás; ele foi salvo e posteriormente adotado por um homem chamado Kiritsugu Emiya, que se diz ser um mago. Desde então, Shirou continuamente pratica magia todos os dias de sua vida. Apesar disso, a falta de talento de Shirou, junto com a morte de Kiritsugu antes que ele pudesse passar qualquer ensinamento além do básico, impedem-no de fazer qualquer progresso significante. Assim, Shirou só é capaz de realizar duas magias bem especificas, geralmente vistas como inúteis: análise estrutural e reforçamento de objetos.
Certa noite, após permanecer mais tempo na escola para realizar tarefas, Shirou acaba testemunhando uma luta entre Archer e Lancer. Como a guerra deve ser mantida em segredo do mundo exterior, Lancer persegue e assassina Shirou para silenciá-lo. No entanto, a mestra de Archer, Rin Tohsaka, possuí éticas diferentes como maga, e opta por salvar trazer Shirou de volta a vida. Shirou acorda horas depois sozinho e sem saber o que fazer, e decide voltar para casa. Quando Lancer descobre Shirou ainda vive, ele o rastreia até sua casa para matá-lo novamente. Num momento de desespero e determinação, Shirou é escolhido pelo Santo Graal para ser um Mestre, e acidentalmente invoca sua Serva, Saber.
A Visual Novel se divide em três rotas, determinadas por certas escolhas que o jogador pode fazer. A rota Fate foca na relação de Shirou com Saber. A rota Unlimited Blade Works foca num romance de Shirou com Rin e rivalidade com Archer. A rota Heaven's Feel foca num romance entre Shirou e Sakura, além de introduzir uma mudança inesperada na Guerra.
Jogabilidade[editar | editar código-fonte]
O jogo demanda pouca interação do jogador já que a maioria do tempo de jogo é passada lendo os textos que são exibidos, representando diálogos entre as personagens ou os pensamentos do protagonista. Ocasionalmente, o jogador chegará a um "ponto de decisão" onde tem a chance de escolher entre as opções exibidas na tela, normalmente duas ou três de cada vez. Neste ponto o jogo "para no tempo" até que o jogador tome sua decisão, que poderá levá-lo a diferentes pontos na história. Existem três linhas principais no enredo que o jogador poderá "experienciar", uma para cada cozinheira da história. Para ver estas três linhas, o jogador terá que jogar o jogo várias vezes escolhendo opções diferentes de cada vez para progredir na história em direções alternativas.
Adaptações[editar | editar código-fonte]
Light Novel[editar | editar código-fonte]
A Light Novel chamada Fate/zero narra os acontecimentos da quarta guerra do Graal, história anterior da do jogo(visual novel) e anime. Acaba por explicar uma série de fatos ocorridos no anime e a relação que existe entre alguns personagens.
Anime[editar | editar código-fonte]
Animada pelo Studio Deen e produzida pelo Fate Project, que foi formado em resposta à grande popularidade da visual novel e inclui Geneon Universal Entertainment, TBS, CREi, Type-Moon, e Frontier Works Inc, a adaptação para anime de Fate/stay night foi exibida, no Japão, de 6 de Janeiro a 16 de Junho de 2006, totalizando 24 episódios. Mais tarde a série teve suas estreias internacionais no canal Animax, tendo sua versão dublada em Português (Brasil) em 2009.
Recepção[editar | editar código-fonte]
Quando lançado, em 20 de janeiro de 2004, Fate/stay night rapidamente tornou-se um dos romances visuais mais populares da história, garantindo o título de "romance visual mais vendido" em 2004, da varejista de jogos adulto Getchu.com.[1] Os leitores da Dengeki G's Magazine qualificaram o jogo como o segundo de uma lista de mais interessantes jogos de bishōjo" em agosto de 2007.[2]
No início de 2007, a popularidade de Fate/stay night e de seus dubladores, na versão anime, levaram ao lançamento do Fate/stay tune, uma série de drama em rádio web, tendo Kana Ueda e Ayako Kawasumi nos papeis dos protagonistas. Em 2011, os escritores Chris Klug e Josias Lebowitz, em seu livro Interactive storytelling for video games elogiaram Fate / stay nigh como um forte exemplo de jogabilidade não-linear, com ramificações da linha principal da história, e narrativa interativa, comparando a sua profundidade e complexidade à de uma novela tradicional.[3]
Jogos[editar | editar código-fonte]
A Franquia Fate, dado seu sucesso recebeu diversos jogos para múltiplas plataformas:
Jogo | Ano | Plataforma | Informações Adicionais |
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Fate/Stay Night | 2004 | PC, PlayStation 2, PS Vita | Jogo que deu origem ao anime |
Fate/Hollow Ataraxia | 2005 | PC, PS Vita | Continuação do jogo que deu origem ao anime |
Fate/ Unlimited Codes | 2008 | Arcade, PlayStation 2, PSP | Jogo de luta baseado no Anime e no jogo acima |
Fate/Extra | 2010 | PSP | RPG onde a história se passa em um mundo paralelo |
Fate/Extra CCC | 2013 | PSP | Rota Alternativa de Fate/Extra |
Fate/Grand Order | 2015 | IOS, Android | Jogo de RPG feito para Mobiles |
Fate/Extella: The Umbral Star | 2016 | PlayStation 4, PS Vita | Jogo de estilo Hack and Slash Musou |
Fate/ Tiger Colosseum | 2007 | PSP | Jogo de luta 3D |
Battle Moon Wars | 2005 | PC | Jogo de RPG tático com os personagens e ate mesmo de outra séries da Type-Moon |
Battle Moon Wars 2 | 2006 | PC | Continuação do jogo acima |
Battle Moon Wars 3 | 2007 | PC | Continuação do jogo acima |
Battle Moon Wars 4 | PC | Continuação do jogo acima | |
Battle Moon Wars: The Best | 2009 | PC | Versão completa dos quatro jogos acima |
Fatal/Fake | 2005 | PC | Game de luta para pc |
Crusis Fatal + Fake | PC | Segunda versão do game acima | |
Fate Sword Dance | PC | Jogo de luta em plataforma 2D |
Referências
- ↑ «Getchu.com PC visual novel sales rankings for 2004». Consultado em 30 de novembro de 2006
- ↑ «読者が選ぶ MY BEST ギャルゲーランキング» [Readers Choose My Best Galge Rankings]. Dengeki G's Magazine (em Japanese). ASCII Media Works. Consultado em 15 de fevereiro de 2013. Cópia arquivada em 11 de outubro de 2007
- ↑ Chris Klug; Josiah Lebowitz (março de 2011). Interactive storytelling for video games: a player-centered approach to creating memorable characters and stories. Burlington, MA: Focal Press. pp. 194–7. ISBN 0-240-81717-6. Consultado em 20 de fevereiro de 2012
Fate/stay night | |
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フェイト/ステイナイト (Feito/Sutei naito) | |
Gênero | Ação, Drama, Comédia romântica, Fantasia, Sobrenatural |
Jogo | |
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Desenvolvimento | Type-Moon |
Distribuição | Type-Moon (Windows) Kadokawa Shoten (PS2, PSVita) |
Gênero | Visual novel , Eroge |
Censura | EOCS: 18+ (Windows) CERO: 15+ (PS2, PSVita) |
Plataforma | Windows, PS2, PSVita, Kirikiri Engine |
Lançamento | 30 de janeiro de 2004 |
Light novel Fate/Zero | |
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Autor(es) | Gen Urobuchi |
Editora(s) lusófona(s) | NewPOP Editora |
Data de publicação | 29 de Dezembro de 2006 – 29 de Dezembro de 2007 |
Volumes | 06 |
Light novel Fate/Apocrypha | |
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Autor(es) | Yuichiro Higashide, Type-Moon, Nitroplus |
Data de publicação | 29 de Dezembro de 2012 – 30 de dezembro de 2014 |
Volumes | 04 |
Mangá Fate/Stay Night | |
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Escrito por | Nishiwaki Datto |
Editora(s) | Kadokawa Shoten |
Editora(s) lusófona(s) | Panini Comics/Planet Manga |
Revista(s) | Shonen Ace |
Data de publicação | Fevereiro de 2006 – Dezembrode 2012 |
Volumes | 20 |
Anime Fate/Stay Night | |
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Direção | Yuji Yamaguchi |
Estúdio | Studio DEEN |
Emissoras de televisão | Chiba TV, KBS Kyoto, MX TV, Sun TV, TV Aichi, TV Kangawa, TV Saitama, Animax |
Emissoras lusófonas | Animax |
Exibição original | – 16 de Junho de 2006 |
Episódios | 24 |
Filme Fate/stay night: Unlimited Blade Works | |
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Duração | 105 minutos |
Direção | Yuji Yamaguchi |
Estúdio | Studio DEEN |
OVA Fate/Prototype | |
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Direção | Seiji Kishi |
Estúdio | Lerche |
Duração | 12 minutos |
Anime Fate/stay night: Unlimited Blade Works | |
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Direção | Miura Takahiro |
Estúdio | ufotable |
Emissoras de televisão | Tokyo MX, GTV, BS11, GYT |
Exibição original | – 27 de junho de 2015 |
Episódios | 24 |
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