Neji Hyūga (日向ネジ, Hyūga Neji) foi um membro do clã Hyūga e um shinobi de Konohagakure. Embora tenha sido um prodígio mesmo pelos padrões dos Hyūga, Neji era um membro da casa secundária, por isso, não importa quão habilidoso tornou-se, ele estaria sempre em serviço para casa principal Hyūga, um fato que convenceu-o de que o destino era predeterminado. Depois de ver Naruto Uzumaki recusar a sua ideologia, Neji percebeu seu destino foi o que ele escolheu para si mesmo, e como um membro do Time Guy, ele buscou a força necessária para fazer o futuro que ele queria para sua família e amigos.
Personalidade
Neji era extremamente sério e maduro para a sua idade, e tinha um grande controle sobre suas emoções. Antes e durante os Exames Chūnin e sua luta com Naruto, ele era frio, e um pouco arrogante. Em seus anos mais jovens, Neji era uma criança amável, mais otimista que sorria com mais frequência. Ele ainda disse para seu pai que ele achou Hinata "bonita", quando os dois ramos do clã Hyūga se reuniram para o seu terceiro aniversário.[5]
Enquanto sob a crença de que seu pai havia morrido porque ele era um membro da casa secundária, Neji concluiu que o destino é algo decidido no momento do nascimento e que não importa o que se faça, as pessoas não podem escapar do seu destino. Neji aplicou isso muitas vezes para as pessoas que ele considerava serem mais fracas do que ele, como sua prima, Hinata. Durante a sua luta nas preliminares dos Exames Chūnin, Neji disse a Hinata que ela era imprópria para ser um ninja, devido a ser muito gentil e não ter confiança o suficiente. Quando ela foi finalmente capaz de transformar sua filosofia contra ele, lhe dizendo que ela acreditava que ele estava sofrendo ao tentar se tornar digno da casa principal, apesar de ele ter nascido na família secundária, Neji ficou enfurecido, e tentou atacar Hinata. Ele foi parado pelos jōnin presentes, mas Hinata, no entanto, foi deixada em um estado crítico, devido aos seus ataques anteriores.
Neji exibiu esforços semelhantes de expressar sua filosofia durante sua luta com Naruto Uzumaki que, apesar de ser golpeado repetidamente por ele, continuou a tentar e lutar com ele. Embora Neji tenha tentado mostrar para Naruto que o destino não pode ser combatido, e que alguém que é fraco permanecerá sempre fraco, Naruto não ficou disposto a aceitar essa mentalidade, argumentando que Neji, por toda a sua crença no destino, não aceita o seu próprio destino. Após Naruto derrotar Neji, ele sugeriu que, se um "fracasso" como ele pôde mudar seu destino, ele pensa que um "gênio" como Neji poderia fazer o mesmo. A partir desta experiência, Neji passou a ver a capacidade de Naruto para salvar as pessoas da "escuridão" e acreditava que ele pode salvar qualquer um, desde Naruto o salvou de sua "escuridão".
Com este exemplo de superação do "destino", bem como descobrir a verdade sobre a morte de seu pai logo depois, Neji abandonou o conceito de destino inescapável. Não mais limitado pela ideia de que ele estava preso em seu estado atual, Neji resolveu se tornar forte o suficiente para não perder nunca mais em uma batalha. Para fazer isso, ele começou a colocar mais ênfase em trabalhar bem com sua equipe e começou a valorizar a conclusão bem sucedida de uma missão e da segurança dos seus companheiros de equipe na sua própria melhoria, até mesmo incentivando Lee para continuar a perseguir o seu próprio sonho. Seu abandono do conceito de destino inescapável foi mais proeminente durante sua luta com Kidōmaru, onde, apesar de o ninja de Oto ter conhecimento do ponto fraco do Byakugan e Neji ser gravemente ferido, ele ainda foi capaz de lutar e, eventualmente, derrotar Kidōmaru, porque ele se lembrou do que Naruto tinha dito a ele.
Além disso, Neji começou a tentar remediar as suas relações distantes entre si e os membros da família principal, mais particularmente passando a ser gentil com Hinata e seu tio Hiashi. Foi também demonstrado que, desde então, ele tem treinado com Hinata, desafiando um ao outro, a fim de aprimorarem suas habilidades. Durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi, os dois primos protegeram as costas um do outro, bem como Neji demonstrar uma grande preocupação pela segurança de Hinata no campo de batalha.[6] O montante mais forte de cuidado para com Hinata foi mostrado quando ele, sem hesitação, se sacrificou para salvar ela e Naruto de serem mortos pelo Dez-Caudas. Assim como sua prima, Neji demonstrou uma grande confiança na capacidade de Naruto para mudar os outros, como ele declarou que este último poderia resgatar Sasuke e trazê-lo de volta para Konoha. No entanto, parece que ele perdeu a esperança em Sasuke, e desistiu de seus pensamentos de que até mesmo Naruto poderia trazê-lo de volta, como Sasuke se tornou um criminoso internacional que poderia arrastar Konoha para uma guerra internacional devastadora.
Na batalha, ele foi capaz de permanecer relativamente calmo na maioria das situações e observar atentamente a situação em que se encontrava. Ele se mostrou ser um pouco teimoso, como visto durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi, quando Kiba lhe disse para ir para o corpo médico, ele se recusou, insistindo que ele estava bem, apesar do fato de que ele estava tremendo de mal estar.
Aparência
Neji tinha cabelo comprido, preto, que era normalmente descrito como marrom escuro no anime. Na Parte I, o cabelo atingia o meio das costas e era amarrado para trás algumas polegadas acima da extremidade em um rabo de cavalo frouxo, possuindo duas tiras presas a uma faixa menor debaixo de seu protetor de testa, emoldurando os lados de seu rosto. Na Parte II, ele se livrou dessas tiras, e permitiu que seu cabelo, que agora é mais longo, enquadrasse o rosto em seu lugar. Quando ele aparece com o resto de seu clã para proteger Naruto durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi, ele deixou o seu cabelo para fora do rabo de cavalo. Como o resto do seu clã, ele tinha a pele muito clara e possuía o renomado Byakugan, que, quando ativado, estimula as veias e artérias imediatamente ao redor de seus olhos a se projetam com mais destaque. No anime, seus olhos são representados com um leve tom de lavanda.
Na Parte I, Neji usava uma bandana preta que ele usava confortavelmente sobre a testa. Ele trajava uma camisa cáqui, em que ele usava uma camisa azul maçante com uma armadura de malha por baixo, bermuda marrom escura e sandálias shinobi azul. Ele também tinha ataduras em volta do seu braço direito, peito e perna direita.
Na Parte II, Neji abandonou as ataduras e passou a usar as vestes Hyūga tradicionais: uma camisa branca com mangas soltas, fechada no ombro direito, com um zíper que desce pelo lado direito do peito, calças combinando, com um avental cinza marinha escuro amarrado na cintura e sandálias shinobi negras. Isto pode ou não ter sido usado para facilitar a execução de suas técnicas, ou para simbolizar suas relações de aproximação com seu clã. Neji geralmente levava um saco de cordão grande, bronzeado e preto, que ele carregava sobre os ombros. Durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi, ele vestiu o traje padrão de Konohagakure com um colete, e protetor de testa da Aliança.
Na Parte I, a expressão facial de Neji era geralmente severa, dura e fria. Enquanto a série progrediu, entretanto, sua expressão relaxou. Ele até sorriu e riu às vezes. Enquanto ainda composto, Neji parecia estar mais calmo, confiante e maduro, mais do que um desafio.
História
Passado
Neji nasceu sem selo na sua testa, mas quando sua prima Hinata Hyūga (herdeira da família principal) completou três anos, ele foi marcado com a Juinjutsu da família principal Hyūga, por seu tio Hiashi Hyūga. Todos os membros da família secundária leva esta marca de maldição, pois é um símbolo que se vive apenas para servir a família principal.
O pai de Neji, Hizashi Hyūga, estava bem consciente do talento natural de Neji, e ele estava frustrado que, apesar da habilidade de Neji, Neji ainda carregava a sorte de um servo. Hizashi mostrou abertamente sua raiva e, conseqüentemente, ele foi punido com a ativação de Hiashi do seu selo amaldiçoado. Nessa época, Konohagakure e Kumogakure havia assinado um tratado de aliança. No entanto, esse tratado só serviu como um bilhete em Konoha e uma redução da guarda de Konoha de modo que o Ninja Chefe de Kumogakure poderia sequestrar Hinata e roubar os segredos do Byakugan. A tentativa falhou, embora, como Hiashi interveio e matou o ninja de Kumogakure.
Quando a notícia do assassinato chegou em Kumogakure, eles exigiram o corpo de Hiashi como compensação (como seu corpo iria segurar o Byakugan também). Konoha não estava preparado para dar cumprimento a este pedido, até Hizashi interveio e se ofereceu para entregar-se em seu lugar. Devido a ele estar vinculado pelo Juinjutsu da família principal quando ele morreu, o Byakugan seria selado. Hizashi fez esse sacrifício de bom grado, a fim de proteger o irmão, família e a aldeia. No entanto, Neji chegou a acreditar que a família principal tinha forçado a ele fazer isso. Este equívoco se tornou a base principal de seu rancor contra a família principal e de sua visão concreta sobre o próprio destino inalterável.
Um ano antes do início da série, Neji se formou no topo da sua classe, e foi colocado no Time Guy, com Might Guy como o líder Jōnin, Rock Lee e Tenten como seus colegas de equipe. Depois de oficialmente ser promovido ao posto de genin, Neji se recusou a revelar seu sonho, e riu quando Rock Lee afirmou que poderia se tornar um grande ninja com apenas taijutsu. Durante seu primeiro ano no Time Guy, Lee desafiou Neji muitas vezes, mas sempre perdia. Guy decidiu ter sua equipe de esperar um ano antes de fazer os exames Chūnin, a fim de assegurar que eles estavam preparados. Em algum ponto antes de seu primeiro Exame Chūnin, sua animosidade para com a família principal se tornou evidente para o indivíduo, que o fez prometer que não deixe o problema influencia seus sentimentos durante os exames Chūnin.
Parte I
Exames Chūnin
Artigo principal: Exames Chūnin (Arco)Durante a primeira fase do Exame Chūnin, Neji usou seu Byakugan para ver a prova dos outros genin. Durante a segunda fase, Time Guy se dividiu dentro da Floresta da Morte para encontrar times rivais fracos. Neji encontrou o Time 10, mas achou-os fracos demais para incomodar. Mais tarde, quando o Time Guy se reuniu, e Neji e Tenten perceberam que Lee não tinha voltado, eles foram à procura dele. Eles o encontraram, depois de ter sido derrotado pelo Time Dosu. Irritado, Neji ameaçou combatê-los, mas decidiu não fazer isso, depois de perceber que Sasuke tinha acordado. Depois que Sasuke derrotou o Time Dosu, Neji e Tenten levaram Lee para se recuperar, e ainda conseguiram passar de fase.
Nas lutas preliminares, Neji foi colocado para lutar contra Hinata. Depois de trocar golpes do Punho Gentil, Hinata parecia derrotar Neji, mas Neji apenas revelou que ele tinha ligado os pontos de chakra de Hinata, deixando-a com seu Punho Gentil inútil. Ele também bateu um ponto próximo de chakra para um dos momentos da Hinata entranhas de antemão, colocando Hinata em estado crítico. No entanto, Hinata se recusou a desistir, insistindo que Neji é quem realmente estava sofrendo. Neji estava prestes a administrar um golpe mortal quando os Jōnin presentes intervieram para salvar Hinata. Após a luta, Naruto, irritado pela filosofia de Neji e como ele tratou Hinata, roubou um pouco do sangue de Hinata do chão, e jurou derrotar Neji, durante as finais. Neji demitido de suas ameaças, assistiu a luta de Lee com Gaara. Ele foi surpreendido pela força de Lee, mas, após a luta, pensou que era tolice Lee tentar vencer usando um método de auto-sacrifício.
Neji foi colocado para lutar com Naruto nas primeiras rodadas das finais. Embora Neji logo ganhasse a vantagem, e cortasse o fluxo de chakra de Naruto, Naruto estava determinado a lutar contra Neji e provar que o destino não foi determinado. Naruto liberou o poder da Kyūbi no Yōko selado dentro dele, e foi capaz de manter firme na luta com Neji por um tempo. As Oito Trigramas Palmas Giratórias do Céu de Neji o protegia de ataques de Naruto, mas quando ele se aproximou de uma suposta derrota de Naruto, Naruto saiu de um buraco que tinha cavado no chão, e deu um soco no maxilar de Neji, derrotando-o. Neji estava irritado consigo mesmo por cair para a técnica principal de Naruto, mas Naruto revelou que a técnica utilizada era sua pior, e que ele só ficou bom no que faz através da prática.
Neji ouviu então a sorte de seu pai de seu tio (no anime, foi alterado para Neji lendo um livro escrito por seu pai, que explicou tudo), e caiu em lágrimas. Quando Hiashi se curvou diante de Neji, implorando o seu perdão, Neji lhe pediu para se levantar e perdoou. Neji então silenciosamente contou a seu pai que pretendia finalmente ter controle sobre seu destino, e que esperava nunca perder de novo.
Missão de Recuperação de Sasuke
Artigo principal: Missão de Recuperação de SasukeNeji foi chamado para fazer parte do Time Shikamaru para recuperar Sasuke do Quarteto do Som. Neji foi escolhido para ser o vigia traseiro na fila única organizada por Shikamaru. Quando, no decurso da missão, a equipe foi capturado pela teia de Kidōmaru, Neji foi capaz de libertá-los, e enviou o restante do time na frente enquanto ele lutava com Kidōmaru. Kidōmaru foi capaz de analisar as defesas de Neji, e encontrou o ponto cego do Byakugan.
Neji então usou o seu Hakke Rokujūyon Shō e percebeu que Kidōmaru era muito mais poderoso que ele, mas estava determinado a nunca desistir, pois queria mostrar para aqueles que o consideravam um gênio que sua fé nele estava correto, e para provar que ele não se rendeu ao destino. Neji foi gravemente ferido quando Kidōmaru conseguiu atirar uma flecha em seu peito. No entanto, ele foi capaz de mantê-lo de atingir seu coração se movendo no último momento. Após ter evitado ainda outra flecha, Neji percebeu que não poderia parar a próxima. Ele permitiu que a flecha acertasse-o no entanto, que a impediu de ser fatal, e aproveitou a linha ligada à Kidōmaru utilizada para orientar sua trajetória através da canalização do chakra através da teia, ferindo gravemente Kidōmaru. Em seguida, ele pegou e bateu repetidamente em Kidōmaru com o Punho Gentil.
Antes de morrer, Kidōmaru disse que Sasuke estava além da salvação, e não poderia ser trazido de volta à Konoha por ter feito sua escolha para sair. No entanto, Neji proclamou que Naruto seria capaz de salvar Sasuke da escuridão, como Naruto havia salvado-o. Depois, Kidōmaru morreu, e Neji caiu devido aos seus ferimentos. Ele estava perto da morte, depois da batalha, mas foi salvo com a ajuda de Shizune e outros ninjas médicos com a Técnica de Regeneração da Cura Ressuscitadora.
Interlúdio
Seguindo os Passos de Naruto: Os Caminhos dos Amigos
Artigo principal: Seguindo os Passos de Naruto: Os Caminhos dos AmigosNo anime, Konoha e Sunagakure realizaram um Exame Chūnin conjunto de dois anos após a saída de Naruto, no qual o Time Guy entra mais uma vez. Durante a primeira fase do exame, Neji, Lee e Tenten estão sentados em salas diferentes e têm a tarefa de obtenção de uma pontuação combinada de exatamente 100 pontos na sua prova escrita, apesar de sua separação. Pensando bem, Neji surge com a idéia de produzir vibrações nas paredes para se comunicar com Tenten e Lee sobre que perguntas irão responder. Após o período de teste inicial, eles recebem uma pergunta bônus: cada equipe deve selecionar, por unanimidade, um de seus membros para desqualifica-lo do restante dos exames. O Time Guy não seleciona ninguém, que é a resposta correta e que os qualifica para a próxima fase.
Aqueles que passam o primeiro teste devem chegar ao Deserto Demoníaco dentro de três dias, a fim de participar do segundo exame. O Time Guy faz o mesmo com êxito e eles recebem o mesmo objetivo que eles tinham no exame há vários anos: obter um pergaminho de outra equipe. Eles são cedo pegos em vários genjutsu criados pelos membros do Time Shira, uma das quais os faz afundar em areia movediça. Uma vez que o time escapa e consegue rastrear o Time Shira, eles ao invés de ataca-los, oferecem assistência à equipe, ajudando-os a expulsar outra equipe. Quando perguntaram por que eles os ajudaram, Neji explica que Shira é bastante semelhante ao Lee; Lee, de fato, encontra-se de modo semelhante ao Shira, e ele segue a equipe atacante com raiva, forçando Neji, Tenten, e o Time Shira a ir atrás dele e resgatá-lo.
As equipes Guy e Shira se dão muito bem e, depois de Lee e Shira lutarem, as duas equipes concordam em reunir-se durante a fase final. Mais tarde, eles se deparam com o Time Ajisai e imediatamente entraram em combate. O Time Ajisai recua pouco depois, mas são perseguidos pelo Time Guy, que acreditam ter o pergaminho que eles precisam. Sua perseguição os leva a algumas ruínas antigas, e durante uma luta que se seguiu de Tenten e Ajisai cairem através de um piso em colapso. Neji recomenda aos companheiros de Ajisai que parem de lutar, a fim de resgatar Tenten e Ajisai. Os companheiros concordam, mas decidem tentar fazê-lo por si mesmos. Neji e Lee os seguem, apesar disso, que vem em seu auxílio quando o Time Komugi ataca. O Time Komugi é expulso e as equipes Guy e Ajisai finalmente começam a trabalhar juntos. Eles finalmente se reunem com Tenten e Ajisai, que se tornaram amigas durante o tempo em que estavam presas. Então as duas equipes se despedem pacificamente.
Mais tarde, o Time Guy é pego em uma tempestade de areia, de onde procuram abrigo em uma das cúpulas de proteção de Tenten.[7] Depois que a tempestade acabou, eles se deparam com Matsuri, que pede que eles ajudarem seu mestre, Gaara. O Time Guy corre para a cena e descobre que não era só Gaara que precisava de ajuda, mas Fū também - ambos jinchūriki - estão tendo seus Bijū extraídos por Hōichi. Enquanto seus companheiros de equipe distraem Hōichi, Neji se aproxima de Gaara e Fū e bloqueia seus pontos de chakra, impedindo a extração. O jutsu de Hōichi se volta contra ele devido à conexão cortada e Neji, a pedido de Gaara, bloqueia seus pontos de chakra também, conseguindo salvá-lo. Gaara e Fū agradecem Neji por sua ajuda, com Fū especialmente solicitando que ele tornar-se seu amigo.
O Time Guy não é capaz de adquirir o pergaminho que necessitam, mas isso acaba não importando: os exames Chūnin são prematuramente cancelados. Os restantes participantes terão um relatório sobre o seu desempenho enviado de volta para suas aldeias, deixando sua promoção até seus superiores. A quinta Hokage promove todo o Time Guy para Chūnin e, em seguida, dá à Neji uma promoção adicional para Jōnin por causa da ajuda que ele deu para Gaara, o Kazekage.[8]
Parte II
Missão de Resgate do Kazekage
Artigo principal: Missão de Resgate do Kazekage
Durante o seu tempo de treinamento, Neji foi o único membro dos 11 de Konoha a avançar para a classificação de Jōnin. No início de Naruto Shippūden, Neji e o resto do Time Guy foram enviados para fornecer ajuda para o Time Kakashi. Eles foram interceptados por Pakkun, que redirecionou-los para o destino do Time Kakashi: um esconderijo da Akatsuki. Ao longo do caminho, eles foram confrontados por Kisame Hoshigaki, que rapidamente capturou Neji, Tenten e Lee em uma prisão de água. Neji foi capaz de se libertar com o seu Punho Gentil, permitindo Guy acabar com Kisame. Eles descobriram que não era o Kisame real, apenas um sósia.
Quando se reuniram com o Time Kakashi, o Time Guy foi encarregado de derrubar uma barreira que obstrui a entrada do esconderijo da Akatsuki. Neji usou seu Byakugan para encontrar os selos que mantém a barreira no local, mas a equipe foi emboscada por cópias de si mesmos uma vez que a barreira foi derrubada. Eles derrotaram seus clones, e se reuniram com o Time Kakashi. Neji viu Deidara com seu Byakugan, e, quando Deidara se preparou para se autodestruir, Neji advertiu o resto a fugir. Mais tarde, quando Chiyo começou a usar uma técnica estranha, que ele interpretou como um ninjutsu médico, mas depois percebeu que ele não era realmente. Time Guy voltou para casa quando a missão foi concluída. No caminho de volta, Guy levou Kakashi em suas costas, a fim de avançar mais rapidamente. Lee, vendo isso como uma nova forma de treinamento, pediu para Neji subir em suas costas também, mas Neji inteiramente recusou.
Missão de Repressão da Akatsuki
Artigo principal: Missão de Repressão da AkatsukiNo anime, ele pode ser visto no funeral de Asuma.
Ataque de Pain
Artigo principal: Ataque de Pain (Arco)
Quando Pain começou seu ataque à Konoha, o Time Guy estava fora da vila em uma missão. Durante uma parada no regresso a vila, eles notaram um certo número de aves, aparentemente fugindo da aldeia. Eles correram para a aldeia, Neji usando seu Byakugan para ver o que podia descobrir antes da sua chegada real. Com isso, ele notou Gamabunta derrotado, que lhes contou da destruição da aldeia. Ao retornar, o Time Guy encontrou Hinata gravemente ferida, e rapidamente conseguiu um médico. Quando mais tarde soube que Naruto derrotou Pain, Neji insistiu em ir ajudá-lo a enfrentar Nagato, apesar que Naruto não queria ajuda, dizendo que era muito irresponsável para Naruto ir sozinho, quando ele estava exausto. Apesar disso, ele permaneceu na aldeia, e cumprimentou Naruto como um herói, junto com todos os outros moradores da vila, no seu retorno.
Reunião dos Cinco Kage
Artigo principal: Reunião dos Cinco Kage (Arco)
Neji é visto com as equipes de outros ninjas de Konoha como eles discutem que Sasuke deveria ser tratado para evitar uma guerra entre Konohagakure e Kumogakure. Ele sugere que Shikamaru deve explicar para Naruto e Sakura sobre a situação como Shikamaru falhou em sua primeira missão como um Chūnin antes. De acordo com informações de Sai, parece que Neji, contra as suas palavras que ele disse na Saga do Resgate de Sasuke, ele e o resto dos 11 de Konoha deveriam desistir de trazer Sasuke de volta, e decidir matar Sasuke.
Quando o Time Kakashi volta, Neji, juntamente com o resto dos 11 de Konoha perguntas porque não mataram Sasuke quando ele estava enfraquecido. Naruto responde que matar Sasuke é seu dever e ele terá de ser o único a derrotá-lo.
Quarta Guerra Mundial Shinobi: Confronto
Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Shinobi: Confronto
Quando a Quarta Guerra Mundial Ninja começa, Neji é colocado na Divisão 2. A Divisão 2 é enviada para interceptar parte do exército de Zetsu Brancos. Parte da Divisão 5 se junta a eles, e Neji os atualiza sobre o plano de ataque. Quando o comandante, Kitsuchi da divisão desenterra o exército de Zetsu, a divisão toda ataca, onde Neji une forças com Hinata para executar as Oito Trigramas Palma da Parede de Vácuo.
Os Zetsu são muito resistentes aos danos e a batalha demora, com um Zetsu quase conseguindo capturar Neji. Mas Neji usa a Arte do Punho Gentil Golpe de Um Corpo para libertar-se, mas percebe que o Zetsu absorveu pouco de seu chakra. Com Neji cansado de todos os combates e a perda de chakra, Hinata ajuda a protegê-lo.
Quando a noite aparece depois do primeiro dia da guerra, Neji descansa. Neji fica esgotada devido ao uso prolongado de seu Byakugan, e Kiba tente encoraja-lo à visitar o Time Médico para tratamento. Neji se recusa, e continua a usar seu Byakugan até que ele entra em colapso, fazendo com que Hinata e Shino assumisse seus deveres de escoltar a divisão. Desconhecendo Neji, o Zetsu que absorveu o chakra dele se transforma por ele e se infiltra na base do Time Médico, matando cinco iryōnins antes de ser interrompido por Sakura. Neji é visto mais tarde sendo carregado por Akamaru.
No anime, no segundo dia de combate, Neji é confrontado por um Kidōmaru reencarnado. Mais forte agora do que era quando ele lutou pela última vez com Kidōmaru, Neji libera seus aliados que estão presos pelas teias de Kidōmaru e então, o derrota facilmente com o Oito Trigramas Palma de Vácuo. No entanto Kidōmaru e os outros membros do Quarteto do Som ativam um selo que deixaram Neji em coma em uma armadilha removendo sua alma junto com os outros membros do time de resgate de Sasuke levando-os para uma barreira onde eles são forçados a lutar contra o Quarteto do Som, até que seus corpos reais acabarem por morrer. Ciente da nova capacidade de Naruto de sentir emoções negativas, Shikamaru Nara provoca o Quarteto do Som durante sua batalha, fazendo eles ficarem furiosos o suficiente para atrair a atenção de Naruto. Naruto logo chega, e rompe a barreira, com a ajuda de Inoichi Yamanaka, suas almas retornam para seus corpos.
No outro dia, mais uma vez, ele luta contra os Zetsu brancos, que se disfarçam de seus aliados. Neji que, aparentemente estava descansado, estava lutando contra um dos Zetsu disfarçados, quando Kiba o chama dizendo que Hinata estava em perigo. Então ele vai em direção de Hinata, quando ele vê um ninja aliado atacando ela, ele se desespera, apenas para ver que a Hinata atingida era apenas um Zetsu disfarçado. Quando Naruto passa por cima deles, Neji pergunta se era realmente Naruto, e então segue com Kiba e Akamaru. Ele chega a tempo de ver que era verdadeiramente Naruto, e vê-lo protegendo Hinata verdadeira de um ataque inimigo. Depois, ele diz para Kiba e para um ninja de Iwa, que ele não percebeu por causa da mudança de aparência. Então ele exige à Naruto que, prove que ele era verdadeiramente Naruto, mas Hinata diz que não é preciso. Então ele e seu grupo vão para continuar o ataque.Quando a Aliança Shinobi é informada pela Q.G sobre que, Naruto e B estavam lidando bem com o mascarado Madara, ele e o resto dos 11 de Konoha continuam correndo em direção à Naruto.
Quarta Guerra Mundial Shinobi: Clímax
Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Shinobi: Clímax
Chegando à frente do campo de batalha, Neji informou a Naruto que ele era a chave para a nova estratégia de batalha, e antes que pudesse dizer-lhe o que tinha acontecido com Inoichi e Shikaku, o Jūbi tentou atacar o grupo novamente. Correndo ao lado de seu tio, e seguindo suas ordens, os dois Hyūga usaram as Oito Trigramas Palmas Giratórias do Céu para desviar o ataque do animal, ganhando o elogio dos outros no campo de batalha para sua aptidão. Ecoando sentimentos posteriores de seu tio que as pessoas poderiam morrer no campo de batalha e que era melhor para um pai saber que eles morreram antes de seus filhos, como seu próprio pai teve, Neji, Hiashi e Hinata declararam que iriam proteger Naruto no campo de batalha. Enquanto a batalha entre a Aliança e a besta era travada, Neji foi capaz de dar tempo suficiente para Naruto entrar no Modo Sábio e usar a Liberação de Vento: Rasenshuriken, mas quando o animal utilizou um único ataque de movimento rápido, eles não foram capazes de desviar à tempo.
Como Hinata joga os braços para proteger Naruto, Neji intercepta o ataque e protege a ambos, como os ramos perfuram o jovem Hyūga, Kitsuchi prende o Jūbi e Hiashi olha aterrorizado. Naruto grita para um médico, mas Neji, aceitando sua morte, explicou que era tarde demais para ele, fazendo com que Hinata chorasse. Neji explicou a Naruto a importância de permanecer vivo. Quando perguntado por Naruto devastado por que ele, um gênio do clã Hyūga, sacrificou sua vida para ele, Neji lembrou da sua luta com Naruto nos Exames Chūnin, e disse a Naruto que ele fez isso porque o chamavam de gênio. Ele então pensou que ele finalmente entendeu a escolha de seu pai de se sacrificar para proteger seus amigos. Com seu falecimento, o Juinjutsu de Neji foi ativado, e seu Byakugan foi selado para sempre.
Ataque de Kaguya Ōtsutsuki
Artigo principal: Ataque de Kaguya ŌtsutsukiO corpo de Neji é mais tarde recuperado no campo de batalha, e ele é enterrado no Cemitério de Konohaapós o fim da guerra.
Habilidades
Desde a tenra idade, Neji tinha sido aclamado como um gênio natural, mesmo entre o clã Hyūga.[9][10][11] Ele foi rotulado como o melhor novato classificado na sua classe, e foi dito por Lee como sendo o genin mais forte a participar dos Exames Chūnin na Parte I.[12] Seu pai declarou que com o seu talento, ele pode potencialmente superar todos os outros membros de seu clã.[11] Na missão para recuperar Sasuke do Quarteto do Som, Neji provou ser capaz de matar Kidōmaru, um subordinado muito capaz de Orochimaru. Durante o intervalo de tempo, enquanto a maioria dos antigos genin dos 11 de Konoha tinham alcançado o posto de chūnin, Neji foi o único a avançar para o posto de jōnin, demonstrando sua força ao destruir três dos clones de água de Kisame Hoshigaki depois de quebrar a sua Técnica da Prisão de Água.[13]Além disso, ele disse ter superado todos os outros membros do clã Hyūga, incluindo seu tio.[3]
Taijutsu
Como um membro do clã Hyūga, Neji era especializado em combate taijutsu de curto alcance. Na batalha, Neji mostrava grande agilidade e destreza, sendo capaz de, simultaneamente, se esquivar e atacar um oponente com nenhum movimento desperdiçado. Seus ataques eram rápidos e fluidos, precisamente marcados em uma rápida sucessão para deixar muito pouco tempo para seu adversário encontrar uma abertura para contra-atacar.
O estilo de luta de Neji era o estilo assinatura de seu clã, o Punho Gentil, que tira proveito da capacidade do Byakugan em ver o sistema circulatório de chakra das pessoas. O Punho Gentil permite causar um trauma interno grave com força externa mínima, uma vez que depende da injeção cirúrgica do chakra no sistema circulatório de chakra de um oponente. Como o Byakugan de Neji era mais forte do que a maioria, ele era capaz de ver os pontos especiais na rede de chakra, chamados de tenketsu, com isso, Neji podia usar o Punho Gentil não apenas para causar danos aos adversários, mas controlar o seu fluxo de chakra também. Usando o Punho Gentil, Neji podia afetar os órgãos internos, e foi capaz de matar um oponente com um único golpe ao atingir o coração. O treinamento no estilo Punho Gentil implica no aumento do controle regulamentar do chakra e o domínio da rede de chakra humana. Como resultado, Neji podia ejetar chakra de qualquer tenketsu no seu corpo como um meio para retardar ou impedir de ser atingido por projéteis. Ele também podia se libertar de substâncias à base de chakra usando esta técnica. Mantendo continuamente esta expulsão de chakra, Neji podia criar uma barreira quase-sensorial em torno de si para detectar qualquer coisa que entrasse em sua área, protegendo assim o ponto cego do Byakugan, embora esgotasse rapidamente suas reservas de chakra, como visto quando ele utilizou esta tática contra Kidōmaru.
Neji tinha aprendido muitas das técnicas mais poderosas do clã Hyūga, como o Oito Trigramas Palmas Giratórias do Céu, que lhe permitia repelir todos os ataques lançados contra ele. Para ações mais ofensivas, ele podia usar o Oito Trigramas Sessenta e Quatro Palmas para atacar rapidamente os inimigos e golpear rapidamente os seus tenketsu, tornando-se difícil para eles tanto se moverem como controlar seu chakra. No anime, ele pôde até mesmo dobrar o número de golpes com a técnica. Neji também foi treinado por seu tio Hiashi, que o ensinou todos os outros segredos do estilo Punho Gentil. Após dominar essas técnicas, Neji começou a refinar e fortalecê-las para as necessidades mais especializadas. Na Parte II, ele aprendeu o Oito Trigramas Palma de Vácuo, que lhe permitia expulsar chakra da palma da mão para atacar adversários fora de seu alcance físico. No anime, seu Oito Trigramas Palma de Vácuo foi forte o suficiente para obliterar o Desenrolar da Teia de Aranha reforçado com o selo amaldiçoado nível 2 de Kidōmaru, até mesmo infligindo uma ferida mortal em Kidōmaru, tornando-o vulnerável para o selamento. Neji também pôde colaborar com Hinata para executar o Oito Trigramas Palma da Parede de Vácuo. Quando preso por um inimigo, ele podia liberar chakra de seus tenketsu para se libertar. Trabalhando ao lado de seu tio, ele pôde impedir que a cauda do Dez-Caudas esmagasse os shinobi ao seu redor, com o seu Oito Trigramas Palmas Giratórias do Céu alcançando o mesmo tamanho que seu tio, mostrando o crescimento do tamanho em comparação com a Parte I.[14]
Ninjutsu
Transformação da Natureza
Embora taijutsu era sua especialidade, Neji também tinha afinidade com a Liberação de Fogo, Água e Terra.[4]
Dōjutsu
Byakugan
Como um membro do clã Hyūga, Neji possuía o Byakugan, um dōjutsu kekkei genkai que lhe concedia uma visão perto de 360°, junto com uma visão de raio-x e a capacidade de ver as redes de chakra, entre outras coisas. O Byakugan no entanto, tem um pequeno ponto cego localizado na terceira vértebra torácica superior — uma fraqueza que Neji tinha conhecimento e tomava precaução extra em ocultá-la dos adversários. Embora o Byakugan, naturalmente, tenha um campo de 50 metros de visão imediato quando ativado,[15][16] Neji foi capaz de aumentar a sua gama várias vezes como, no início da Parte II, ele era capaz de ver ao menos 800 metros.[17] Ele também foi anotado por ter um Byakugan particularmente forte em comparação com os outros membros do clã Hyūga.
Inteligência
Como afirmado por Tsunade, Neji tinha excelentes instintos, tanto no campo de batalha como um líder. Quando forçado a tomar decisões difíceis sobre as missões, ele se mostrava capaz de tomar uma decisão através da observação aguçada e análise. Suas habilidades de observação foram bastante avançadas, sendo capaz de deduzir o funcionamento de técnicas secretas do clã Hyūga e usá-las de forma eficaz, apesar de ser proibido a aprendê-las por ser um membro da casa secundária, exemplificando ainda mais seu status como um gênio. No anime, Neji também foi mostrado como sendo um professor capaz, ajudando Hinata a melhorar e aperfeiçoar suas habilidades, entre outras coisas, como o Passo Gentil dos Punhos de Leões Gêmeos.[18]
Estatísticas
Databook | Ninjutsu | Taijutsu | Genjutsu | Inteligência | Força | Agilidade | Estamina | Selos Manuais | Total |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Primeiro | 2.5 | 3.5 | 2.0 | 2.5 | 2.5 | 3.0 | 2.0 | 3.0 | 21.0 |
Segundo | 3.5 | 4.5 | 2.0 | 3.0 | 2.5 | 4.0 | 2.5 | 3.0 | 25.0 |
Terceiro | 4.0 | 4.5 | 2.0 | 3.0 | 2.5 | 4.5 | 3.5 | 3.0 | 27.0 |
Legado
Como Neji morreu nos braços de Naruto, Obito Uchiha procurou usar a morte de Neji para quebrar a determinação de Naruto. Porém Hinata lembrou Naruto das palavras finais de Neji para ele não ceder para o ideal de Obito. Apesar de seus companheiros, especialmente Rock Lee, ficarem chocados que Neji havia sido morto, o sacrifício de Neji, em última análise reforçou a determinação daqueles no âmbito da aliança para seguir seu exemplo e lutar para manter os laços que eles tinham. Para este fim, Neji se tornou um mártir para as forças aliadas e sua morte inspirou muitos.
Quando o Tsukuyomi Infinito é iniciado, Neji está presente em vários mundos de sonho daqueles que o conheceram:
- No sonho de Hinata: ele e Hanabi espionam Hinata sentando-se com Naruto.
- No sonho de Lee: Lee é finalmente capaz de vencê-lo juntamente com Naruto em uma luta.
- No sonho de Tenten: Ele está preocupado com Guy e a seriedade recém descoberta de Lee. No anime, porém, ele é um tarado no sonho de Tenten.[20]
Neji também foi grande influência para Naruto salvar Sasuke ao dizer que os olhos de Naruto eram melhores que os dele porque Naruto era capaz de ver o interior das pessoas.
Curiosidades
- "Neji" significa "girar"ou "parafuso", que pode estar se referindo à suas Oito Trigramas Palmas Giratórias do Céu. Seu nome é um dos poucos nomes conhecidos Hyūga que não possuem um dom ou tema à base de luz, ou começa com um "H".
- No mangá, o selo amaldiçoado de Neji é um manji, um símbolo comum usado no budismo, ao invés de um X no anime. Foi editado pois o manji é semelhante ao símbolo do Partido Nazista.
- "Neijia" é uma arte marcial interna chinesa que se centra no desenvolvimento interno chi. A técnica utiliza uma série de técnicas girando e girando, o que pode ou não ter tido influência no nome de Neji.
- Quando Neji foi visto pela primeira vez no mangá, seu laço de cabelo era maior, logo abaixo de sua cabeça. No entanto, após a segunda parte do Exame Chūnin, moveu-se mais baixo, com o penteado que ele tem agora.
- Nas pesquisas de popularidade dos personagens de Naruto, Neji estava na 12ª posição na primeira, 13ª na segunda, 10ª na terceira, 6ª na quarta, e 7ª na quinta. Ele terminou em oitavo na sexta e na mais recente. Enquanto na primeira Neji ficou entre 10 e 19 na maioria das pesquisas de popularidade, Lee ficou no Top 10, Lee tornou-se progressivamente menos populares, enquanto Neji se tornou mais popular, apesar de os dois tiverem uma exposição igual. No entanto, em uma arrecadação total de todas as suas partituras, Lee e Neji chegaram ao Top 10.
- Neji e Tenten tem a mesma música-tema do anime, mas Tenten tem uma batida mais lenta, e Neji é mais otimista.
- Em um omake em Naruto: Shippūden episódio 156, Naruto destaca como Neji não aparece muito em Shippūden, em contraste com seus companheiros de equipe, Lee e Tenten, que apareceram no anime no arco a Aparição do Três-Caudas. Neji argumenta que, como um Jōnin, ele está constantemente em missões de distância e nunca tem tempo livre.
- De acordo com o(s) databook(s):
- O hobby de Neji era a Meditação.
- Neji desejava lutar contra Hiashi Hyūga e Naruto Uzumaki.
- A comida favorita de Neji era soba (macarrão) com peixe, e a menos favorita é abóbora, ele também tinha uma baixa tolerância com comidas picantes.
- A frase favorita de Neji era "Progresso aos trancos e barrancos." (飛躍, hiyaku), referindo-se ao progresso rápido em alguma coisa.
- Neji completou 62 missões oficiais no total: 26 rank-D, 19 rank-C, 4 rank-B, 11 rank-A, 2 rank-S.
- A personalidade de Neji foi descrita como fria e realista.
- Ao longo da série, pássaros têm sido utilizados para aludir à vontade de Neji.
- Em uma entrevista, Masashi Kishimoto afirmou que a origem do nome de Boruto é baseado no de Neji, que trouxe Naruto e Hinata juntos, e pode ter o significado de se conectar. Boruto (bolt) é outra forma de dizer Neji (parafuso).
Neji Hyūga[1][2][3][4] | |
---|---|
(日向ネジ, Hyūga Neji) | |
Estréia
| |
Mangá | Capítulo 36 |
Anime | Episódio 21 |
Novela | Konoha Hiden: O Dia Perfeito para um Casamento |
Filme | Naruto Shippūden: O Filme |
OVA | A Grande Gincana de Konohagakure |
Game | Naruto: Ninja Council |
Aparece em | Anime, Mangá, Game, Novela e Filme |
Dubladores
| |
Japonês | Kōichi Tōchika Keiko Nemoto (Criança) |
Português | Michel Di Fiori |
Informações Pessoais
| |
Estado | Morto |
Sexo | Masculino |
Aniversário | 3 de Julho |
Idade | Parte I: 13-14 Parte II: 17-18 |
Altura | Parte I: 159.2 cm-160.1 cm Parte II: 172.1 cm |
Peso | Parte I: 45.8 kg-46.8 kg Parte II: 54.2 kg |
Tipo Sanguíneo | O |
Clã | Clã Hyūga |
Kekkei Genkai | Byakugan |
Afiliação | Konohagakure Aliança Shinobi |
Times | Time Guy Time de Resgate de Sasuke 11 de Konoha (Apenas Anime) Segunda Divisão |
Rank Ninja | Parte I: Genin Parte II: Jōnin |
Registro Ninja | 012587 |
Graduação (Genin) | 12 |
Graduação (Chūnin) | 15 |
Família[Esconder]
Ancião Hyūga (Avô)
Hizashi Hyūga (Pai) Hiashi Hyūga (Tio) Hanabi Hyūga (Prima) Hinata Hyūga (Prima) Boruto Uzumaki (Primo de Segundo Grau) Himawari Uzumaki (Prima de Segundo Grau) | |
Transformações da Natureza[Esconder]
| |
Características Especiais
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário