Shikaku Nara (奈良シカク, Nara Shikaku) era o Jōnin Comandante de Konohagakure, chefe do Clã Nara e foi um membro do trio Ino–Shika–Chō, ao lado de Inoichi Yamanaka e Chōza Akimichi.
Personalidade Editar
Quando foi visto pela primeira vez, ele foi retratado como um pouco alcoólatra, e, às vezes, usou alguns dos bordões de Shikamaru ("Que encheção" em Português e "Que problemático", em japonês). Como seu filho, pensou que as mulheres deviam ser ternas e doces, mas, como diz seu filho, sua esposa o tinha "batido", mas ele parecia ter algumas coisas escondidas que ele não queria que ela visse.[4] Ao contrário de seu filho, sua determinação era muito mais forte, pois mesmo durante as mais deprimentes ou perigosas situações, ele tinha sido mostrado mantendo a grande determinação e compreensão, como mostra de como ele havia ajudado repetidamente Shikamaru a recuperar o seu senso de valor. Na batalha, Shikaku apareceu impiedoso. Durante a invasão de Konoha, ele não tinha escrúpulos sufocando os shinobi de Areia até a morte, mesmo quando um deles estava claramente fugindo.
Também foi revelado que ele estava entre os poucos pais que não recomendou que seu filho ficasse longe de Naruto Uzumaki. Ao invés disso, incentivou Shikamaru para fazer o que ele achava que era melhor.[5] Desde que Shikamaru se tornou um chūnin, Shikaku tinha tomado um interesse maior na formação de seu filho e começou a ensinar-lhe técnicas mais secretas do clã. Ele também passou uma grande parte de seu tempo cuidando dos veados do clã.
Aparência Editar
Shikaku tinha duas cicatrizes no lado direito de seu rosto que foram, provavelmente, as suas características mais notáveis. Como seu filho, ele tinha cabelo escuro amarrado em um rabo de cavalo espetado, olhos escuros, bem como um cavanhaque. Suas orelhas também foram perfuradas. Na Parte I, Shikaku usava uma camisa de malha debaixo de sua jaqueta, um casaco de pele de veado sobre esse e proteção nas mãos.
Na Parte II, no entanto, ele tinha sido visto com a roupa padrão dos shinobi de Konoha. No início do anime, Shikaku também tinha uma cicatriz no lado esquerdo de seu rosto, no entanto, essa cicatriz havia sido removida desde episódios subsequentes. Também no anime, a jaqueta de Shikaku é descrita com um tom de verde mais profundo, isto é, possivelmente para indicar seu status como um Jōnin Comandante.
Quando não estava de serviço, Shikaku usava um quimono simples de cor clara e um haori com o símbolo do clã estampado na parte de trás.
História Editar
Passado Editar
Durante o ataque da Kyūbi em Konoha, Shikaku e seus companheiros de equipe ajudaram na defesa da aldeia. Ele perguntou se era Minato que tinha desviado a Bola da Besta com Cauda da Nove-Caudas.
Parte I Editar
Exames Chūnin Editar
Artigo principal: Exames Chūnin (Arco)Shikaku estreou no anime durante o Exame Chūnin, participando de um festival com seus ex-companheiros de equipe e dando "pêsames" a Inoichi Yamanaka por ter uma filha. Quando Shikamaru veio buscá-lo, ele perguntou a seu filho por que ele não estava gostando das festas.
Esmagamento de Konoha Editar
Artigo principal: Esmagamento de Konoha (Arco)
Durante a invasão de Konoha, ele lutou ao lado de seus ex-companheiros de equipe para repelir as forças invasoras e usou o Kage–Kubishibari no Jutsu. Mais tarde, ele é visto no funeral do Terceiro Hokage, após a fracassada invasão.
Missão de Recuperação de Sasuke Editar
Artigo principal: Missão de Recuperação de SasukeMais tarde, quando Shikamaru falha durante o curso da missão de salvar Sasuke e após alguns de seus colegas de equipe terem sofrido ferimentos graves, Shikaku fala com seu filho. Ele encorajou o filho a manter a sua responsabilidade como capitão de equipe, como pode ser que uma equipe em uma missão sem ele poderia ter várias vítimas, mas, se ele estiver lá, a equipe pode acabar sem vítimas.
Parte II Editar
Missão de Repressão da Akatsuki Editar
Artigo principal: Missão de Repressão da AkatsukiShikaku aparece depois do funeral de Asuma Sarutobi, confortando Shikamaru sobre a morte de Asuma e oferecendo para jogar shōgi com ele. Depois que Shikamaru vingou Asuma, eles jogaram Shōgi novamente, então Shikaku discutiu o conceito do "rei" com Shikamaru antes de derrotá-lo.
Ataque de Pain Editar
Artigo principal: Ataque de Pain (Arco)
Shikaku, mais tarde, foi mostrado ter sobrevivido à destruição de Konoha causada por Pain, juntamente com Shikamaru e Shiho. Aparentemente possuindo algum conhecimento sobre o senjutsu, ele disse a seu filho para não interferir na luta de Naruto com Pain, e que eles deveriam se reagrupar com os moradores nas proximidades. Ele e Inoichi foram em busca do corpo real de Pain logo em seguida, porém são parados por Naruto, que havia derrotado Pain. Quando Naruto disse-lhes para não segui-lo para o local onde Pain estava, pois ele queria falar com Pain sozinho, Inoichi argumentou que conversar não iria resolver nada. No entanto, Shikaku, lembrando-se das palavras de Shikamaru sobre Naruto, convence Inoichi a desistir. Mais tarde, quando Pain reviveu todos aqueles que ele havia matado, Shikaku percebeu que ele fez a escolha certa ao confiar em Naruto.
Reunião dos Cinco Kage Editar
Artigo principal: Reunião dos Cinco Kage (Arco)Após a invasão, Shikaku foi um dos cinco moradores de Konoha que foi convocado pelo Daimyō do País do Fogo para discutir sobre a reação da aldeia e sobre a sua reconstrução. Com Tsunade em coma, Danzō Shimura sugere que seja escolhido um novo Hokage. Temendo que Danzō pudesse ser nomeado para o cargo, Shikaku nomeia Kakashi para se tornar o próximo Hokage. Grande parte do conselho concorda, mas Danzō foi capaz minimizar o potencial de Kakashi. Shikaku tenta convencer o conselho a não tomar a ideia de Danzō, mas, apesar disso, o Daimyō decide nomear Danzō como o Sexto Hokage. No anime, depois que ele retorna para a aldeia, ele é visto com Homura e Koharu dizendo-lhes que os membros da Raiz estão inquietos. Depois, ele é visto pedindo a seu filho para conversar com ele sobre algo.
Quarta Guerra Mundial Shinobi: Contagem Regressiva Editar
Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Shinobi: Contagem RegressivaQuando Danzō foi morto, Shikaku é mais uma vez chamado pelo Daimyō do País do Fogo, desta vez para nomear Kakashi para a posição. A reunião é interrompida com a notícia de que Tsunade despertou, trazendo o fim do processo. Como um dos primeiros atos de Tsunade, ela convoca um conselho de guerra para decidir os planos da aldeia com a aproximação da Quarta Guerra Mundial Shinobi. Shikaku e Shikamaru participam, embora Shikaku acreditasse que seu filho fosse muito jovem para estar lá. Mais tarde, quando viaja para Kumogakure com Tsunade para se reunir com os outros líderes de vilas da Aliança Shinobi, Shikaku permanece ao lado de Tsunade durante as reuniões. Shikaku informa que ele concorda com os outros Kage, que eles deviam enviar os jinchūriki à um lugar escondido.
Quarta Guerra Mundial Shinobi: Confronto Editar
Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Shinobi: Confronto
Shikaku é nomeado para o cargo de Estrategista-Chefe de Batalha da aliança e permanece na sede com Tsunade, o Quarto Raikage e o Terceiro Tsuchikage. Ele aconselha os Kage em táticas de batalha e como mobilizar as tropas para lidar com o Exército de Zetsu Branco e os vários ninjas reencarnados. Sua utilidade repetida ganha o elogio do Raikage. Quando a notícia da ressurreição de Mū chega à sede, Shikaku considera a reforma do Ino–Shika–Chō original para lidar com ele. O Tsuchikage opta por ir em seu lugar. Logo depois ele cria uma estratégia para selar Kinkaku, que está lutando contra o Ino–Shika–Chō atual, transmitindo a sua estratégia para eles através da habilidade telepática de Inoichi. Após a derrota de Kinkaku, a tarefa de Shikaku e o Ino–Shika–Chō, é com a luta contra Asuma, acreditando que, como ex-alunos de Asuma, eles têm a melhor chance de derrotá-lo sem sofrer danos. Isso prova ser correto.
A Sede é mais tarde informada que os jinchūriki escaparam de seu confinamento. Tsunade e o Raikage vão até lá para pará-los, deixando Shikaku responsável durante a sua ausência. Um dos primeiros desafios que ele enfrenta é como lidar com os Zetsu que se infiltraram em todas as partes das Forças Aliadas. Shikaku analisa tudo o que ele sabe sobre as habilidades de Zetsu e as informações que ele conseguiu durante a preparação para a guerra para criar a estratégia perfeita. Enquanto Shikaku tenta chegar a uma medida contra os infiltrados, Katsuyu pergunta se eles devem ou não informar Tsunade e A sobre o que está acontecendo, mas Shikaku acaba dizendo que ele foi colocado no comando da situação, enquanto os Kage tentam parar Naruto e Killer B. Após cuidadosa consideração, Shikaku percebe que a única maneira de descobrir os impostores era usar a nova capacidade de Naruto de sentir emoções negativas por meio do uso do poder da Nove-Caudas, bem como usar seus clones das sombras para cobrir uma área maior. Depois de ouvir isso, Mabui diz que não há nenhuma chance de A permitir que Naruto participe da guerra, no entanto, Katsuyu informa-lhes que isso pode não ser totalmente impossível, devido a A finalmente ter permitido que Naruto e B possam passar.
Depois de ouvir isso, embora em descrença, Shikaku imediatamente contacta Naruto e B através da telepatia de Inoichi e lhes informa sobre o exército imortal e sobre o Plano Olho da Lua de Tobi, ele também adverte a Naruto para não se segurar, enquanto estiver no campo de batalha ou tentar usar a razão com Tobi, já que ele não iria mudar seus planos como Nagato, devido ao fato de que ele não é movido pelo ódio, mas que o usa. Mais tarde, quando Gaara diz à Naruto que ele quer saber por que Naruto está no campo de batalha, Shikaku diz a ele que pode ser impossível devido à situação. Ele então diz que ele poderia explicar a situação logo após eles terem derrotado Mū.
Depois de ouvir o progresso que a Aliança estava fazendo no campo de batalha graças a Naruto, Shikaku exclama que eles tinham a vantagem no campo de batalha e que tudo o que restava era capturar Tobi, que está se movimentando juntamente com os jinchūriki, concentrando suas forças restantes em atacá-lo. No entanto, a celebração na Sede é aparentemente interrompida por Ao, que detecta de uma nova presença no campo de batalha. Depois de ouvir que o verdadeiro Madara Uchiha tinha aparecido no campo de batalha, a Sede tenta decifrar quem o homem mascarado realmente era então. Depois de sentir um tremor enorme, ele pergunta para Inoichi o que estava acontecendo. Inoichi relata que a Quarta Divisão estava sob ataque. Após a confirmação de que Madara estava definitivamente fazendo isso, ele se volta para Tsunade dizendo que se eles continuassem a perder tropas neste ritmo, eles estariam em apuros.
Quando Tsunade se prepara para deixar a Sede usando a Técnica de Transferência Celestial de Mabui, Shikaku diz a ela que eles devem usar a Técnica do Deus Voador do Trovão para marcar Katsuyu ao invés disso, mas Tsunade afirma que ela só iria usar o seu selo Yin mais uma vez. Lembrando-se disso, Shikaku diz a ela que ainda é uma grande aposta usar a técnica de Mabui com alguém que é tão azarado com jogos, mas Tsunade diz a ele que sua vida é uma história completamente diferente. Quando A decide ir ao campo de batalha também, apesar dos apelos de Mabui, Shikaku considera que a crise no campo de batalha é o momento necessário para os comandantes saírem para as linhas de frente. Entrando em contato com Genma, ele diz que ele deve se preparar para teleportar Mei até Tsunade, que estava indo para o campo de batalha.
Assumindo o papel de líder de novo na Sede, Shikaku pergunta sobre o estado dos outros campos de batalha. Depois de ouvir isso, ele ordena para informar a Primeira, Segunda, Terceira e Quinta divisões para irem dar apoio a Naruto e B, logo que suas lutas acabarem. Depois de receber informações de Ao e de outros sensores, em um esforço para elevar a moral de todos de uma só vez e obter apoio para aqueles que estavam lutando contra Tobi, Shikaku pede a Inoichi para se comunicar com todos os membros das Forças Aliadas e lhes dizer a sua posição.
Quarta Guerra Mundial Shinobi: Clímax Editar
Artigo principal: Quarta Guerra Mundial Shinobi: Clímax
Mais tarde, quando o Sistema de Detecção se torna distorcido, Shikaku ordena que Inoichi e Ao verifiquem a situação para confirmar sua hipótese. Formulando uma estratégia durante o tempo que Naruto levou para distrair a oposição, Shikaku, através da telepatia de Inoichi, comunica a estratégia de batalha para todos os membros da Aliança. Percebendo que seus esforços iniciais para prender o Dez-Caudas foi inútil, como a besta atingiu a maturidade, Shikaku começa a recolher informações, a fim de formular uma nova estratégia de batalha. Após a besta começar a disparar uma Bola da Besta com Cauda para longe, Shikaku pergunta a Inoichi aonde o ataque estava indo, mas logo percebe que a oposição tinha como alvo a Sede das Forças Aliadas. Dizendo aos outros que não havia nada que eles possam fazer, além de continuarem a cumprir os seus deveres até o fim, Shikaku pede para Inoichi conectá-lo com a Aliança uma última vez para lhes dar o seu plano final de ataque e dizer adeus a seu filho antes da Sede ser destruída pelo ataque do Dez-Caudas.
Habilidades Editar
Sendo um shinobi de nível jōnin e chefe de seu clã, Shikaku foi sem dúvida um shinobi muito poderoso. De acordo com Kakashi, os talentos de Shikaku fariam dele um Hokage altamente capaz. Suas habilidades e confiabilidade lhe renderem grande respeito de outros ninjas poderosos, como os cinco Kage, especialmente Ōnoki e A, com o último confiando nele o suficiente para liderar e comandar todas as Forças Aliadas no lugar dos Kage, enquanto eles iam enfrentar Madara Uchiha.
Ninjutsu Editar
Técnicas do Clã Nara Editar
Assim como os outros Nara, Shikaku tinha dominado muitas das técnicas secretas de seu clã, que giram em torno do uso de sombras. Sua destreza com elas foram testemunhadas durante o Esmagamento de Konoha, quando ele sem esforço prendeu e matou vários shinobi invasores. No anime, ele também mostrou grande controle sobre sua sombra, sendo capaz de usar a Técnica do Lírio da Aranha Negra para vincular vários shinobi, enquanto, ao mesmo tempo, usou livremente uma mecha de sua sombra para mover seu companheiro até um lugar seguro.[6]
Juntamente com isso, Shikaku podia operar perfeitamente com os seus companheiros de equipe, Chōza e Inoichi, devido à forte ligação forjada entre seus clãs e sua amizade de longa data. Isto foi novamente visto no anime mais proeminente quando Shikaku foi capaz de usar suas técnicas para apoiar seus companheiros de equipe, bem como angariar apoio para suas próprias técnicas — por exemplo, usando a grande sombra de Chōza para facilitar a utilização da técnica do Lírio da Aranha Negra.[6]
Inteligência Editar
Acima de suas habilidades de ninjutsu, Shikaku foi ainda mais conhecido por seu intelecto. Ele tinha mantido a tradição de sua família em manter uma enciclopédia médica preenchida com várias informações, tais como remédios para as Três Pílulas Coloridas do clã Akimichi — a qual Tsunade o elogiou.[7] Ele derrotou regularmente seu filho Shikamaru — sendo o próprio um gênio com um QI de mais de 200 — no shōgi, sem que este percebesse que estava perdendo.[8]
Durante a Quarta Guerra Mundial Shinobi, seus anos de experiência e habilidades foram postas à grande utilidade. Ele foi nomeado o Estrategista-Chefe das Forças Aliadas e mostrou ser um estrategista astuto, sendo capaz de analisar rapidamente e calmamente uma grande quantidade de informações, antecipar ações e usá-las para formular rapidamente ou reformular planos altamente eficazes. Devido a essas habilidades ele foi elogiado pelo Quarto Raikage, o qual afirmou que agora entendia por que Konoha é tão difícil de derrubar.[9] Suas habilidades tornaram-se úteis mais uma vez quando o restante das Forças Aliadas começaram a enfrentar o Dez-Caudas, como ele foi capaz de montar uma estratégia utilizando todas as aldeias e seus vários ninjutsu, em meros minutos, apesar de ter recebido recentemente informações compartilhadas sobre as suas técnicas. Esta façanha levou Temari a elogiá-lo por suas habilidades.[10]
Curiosidades Editar
- Shika significa "veado", mas Shikaku pode significar "assassino". É também um jogo de lógica.
- Segundo o databook oficial Naruto:
- Shikaku deseja lutar contra seu filho, Shikamaru, em shogi.
- Seu hobby é cuidar de veados.
Shikaku Nara[1][2][3] | |
---|---|
(奈良シカク, Nara Shikaku) | |
Estréia
| |
Mangá | Capítulo 137 |
Anime | Episódio 59 |
Filme | Naruto o Filme: Prisão de Sangue |
OVA | A Grande Gincana de Konohagakure |
Game | Naruto: Ultimate Ninja 2 |
Aparece em | Anime, Mangá, Game e Filme |
Dubladores
| |
Japonês | Hiroshi Yanaka |
Português | Luiz Antônio Lobue Fabio Yoshihara (Ultimate Ninja Storm 4) |
Informações Pessoais
| |
Estado | Morto |
Sexo | Masculino |
Aniversário | 15 de Julho |
Idade | Parte I: 38 Parte II: 41-42 |
Altura | Parte I: 175.2 cm |
Peso | Parte I: 59.8 Kg |
Tipo Sanguíneo | B |
Clã | Clã Nara |
Ocupação | Chefe do Clã Nara Herdeiro de Veados Jōnin Comandante Estrategista Chefe das Forças Aliadas Shinobi |
Afiliação | Konohagakure Forças Aliadas Shinobi |
Times | Ino–Shika–Chō |
Rank Ninja | Parte I: Jōnin Parte II: Jōnin |
Registro Ninja | 005491 |
Família[Esconder]
Shikamaru Nara (Filho)
Yoshino Nara (Esposa) Shikadai Nara (Neto) (Apenas Mangá) Temari (Nora) (Apenas Mangá) | |
Transformações da Natureza[Esconder]
| |
Características Especiais
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário