quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

THE SPIDERWICK CHRONICLES | FILME

The Spiderwick Chronicles


The Spiderwick Chronicles (em PortugalAs Crónicas de Spiderwick) é um filme estadunidense de 2008, adaptado da série de livros homônima criada por Holly Black e Tony DiTerlizzi. Foi produzido pela Nickelodeon Movies e distribuído pela Paramount Pictures. Dirigido por Mark Waters e filmado nos EUA. Os cinco livros foram condensados em apenas um filme.
As críticas que a produção recebeu, no geral, são positivas. O ator Freddie Highmore (que interpreta os gêmeos Jared e Simon) e a história foram os que mais receberam elogios, já os efeitos especiais "deixaram a desejar" de acordo com alguns críticos.[1] As Crônicas de Spiderwick acumulou mais de US$ 162 milhões no mundo todo.

Enredo

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.
A recentemente divorciada Helen Grace (Mary-Louise Parker) se muda para Spiderwick na floresta com seus filhos quando é dado a ela por sua tia idosa Lucinda (Joan Plowright), embora os gêmeos idênticos Jared e Simon (Freddie Highmore) e sua irmã mais velha Mallory (Sarah Bolger) não querem se deslocar de Nova York. Quando Jared descobre um sistema escondido em um pequeno elevador atrás de uma parede, ele encontra uma chave e descobre o estudo do falecido proprietário da fazenda, Arthur Spiderwick (David Strathairn). Jared então usa a chave para abrir um baú. Nela, ele encontra guia de campo de Spiderwick; apesar de uma nota anexada avisar para não lê-lo, fá-lo de qualquer maneira. Quando Jared explicou sobre sua descoberta sobre a existência de criaturas mágicas, Helen e Mallory não acreditam nele. Logo depois, Jared encontra um Thimbletack chamado (Martin Short), que explica que criaturas mágicas são normalmente invisíveis, mas pode revelar-se à vontade. Ele diz a Jared sobre um círculo de proteção que Arthur Spiderwick colocou ao redor da casa e lhe dá uma pedra com um buraco através do qual ele pode ver fadas.
No entanto, um ogro que muda de forma chamado Mulgarath (Nick Nolte) quer o guia de campo para si mesmo para que ele possa governar tudo. Ele envia seus goblins, liderados por Redcap o pomposo Goblin Geral, para obtê-lo e eles sequestram Simon, confundindo-o com Jared. Enquanto isso, Jared encontra Hogsqueal (Seth Rogen), um hobgoblin e inimigo amargo de Mulgarath porque Mulgarath matou toda sua família. Hogsqueal dá Jared a capacidade de ver fadas sem a ajuda da pedra. Mulgarath permite Simon ir e repreende Redcap por falhar com o seu mestre. Jared encontra Simon e ambos disputam o livro, que é visto pelos goblins. Juntos, os gêmeos fogem para a casa, com Simon ferido. Mallory é então atacada pelos goblins, mas consegue matar vários usando suas habilidades de esgrima, fazendo-a finalmente perceber que Jared está certo. No interior, Thimbletack informa-lhes que Mulgarath vai matar todos os seres humanos e fadas que se opõem a ele, se ele receber o livro.
Eles decidem destruir o livro por cremar-lo em um fogo, mas as chamas não prejudicá-lo devido a um feitiço de proteção colocada em cima dele. Sem outras opções, as crianças decidem visitar sua tia-avó Lucinda, agora em um hospital psiquiátrico, para um conselho. Enquanto Simon distrai os goblins, Mallory e Jared conseguem chegar a um túnel sob a propriedade. Eles são perseguidos por um troll toupeira e só escapam-lo quando ele é atingido por um veículo que se aproxima. Lucinda diz a eles que eles precisam encontrar Arthur Spiderwick e tê-lo pot destruir o livro. No entanto, Arthur está sendo mantido em cativeiro por Sylphs, um tipo de fada. De repente, goblins do Mulgarath atacá-los e roubam várias páginas do livro antes de serem expulsos. Na mata, Mulgarath violentamente repreende Redcap por não trazer o livro todo, como a maioria das informações nas páginas roubados eram inúteis, mas ele fica satisfeito quando ele descobre que um deles tem a informação que lhes diz como quebrar a proteção círculo pelo nascer da lua. Mulgarath e Redcap preparam para fazer a poção para a próxima noite. Enquanto isso Helen, que dirige Jared e Mallory à casa, não acredita neles sobre o que está acontecendo e os acusa de usar isso como uma desculpa para querer voltar para Nova York. Jared, em seguida, entra em uma acalorada discussão com ela sobre por que seu pai a deixou por causa de sua não ouvir e começa a gritar. Uma vez em casa, Jared diz a Helen que ele a odeia e não quer viver com ela.
Mais tarde, Hogsqueal adverte a Jared, Simon e Mallory sobre o plano de Mulgarath e dá Simon e Mallory a capacidade de ver fadas. Jared, em seguida, tenta chamar seu pai, mas Mallory diz que ele mudou-se com outra mulher e não voltará a eles como ele prometeu, fazendo Jared lamentar suas palavras de raiva que ele disse a Helen. Jared, Simon e Mallory usam o livro para chamar pet de Arthur Spiderwick, um grifo, que os leva para o reino dos Sylphs. Lá, eles conhecem Arthur, que não envelheceu, mas também não tem conhecimento do tempo que ele passou lá. As crianças pedir-lhe para destruir o livro apenas para descobrir que Thimbletack tinha mudado as páginas. Ele também informa-los que o Sylphs não vai permitir-lhes sair e como eles vão ser mantido em cativeiro como ele, mas ajuda a escaparem, distraindo-los. Uma vez em casa, eles tentam convencer Helen da ameaça iminente dos goblins e da existência de criaturas mágicas. Primeiramente, Helen se recusa a ouvir até que Thimbletack aparece e eles mostram-lhe os goblins fora, finalmente quebrando sua descrença e fazendo-la concordar em ajudar a parar o ataque. Neste momento, os goblins terminam de espalhar a poção, que rompe com êxito o círculo quando a lua nasce. Jared, Simon, Mallory e Helen armam-se com facas de aço e bombas de molho de tomate caseiras preparados por Simon anteriormente.
A família se defende com sucesso dos goblins atacando, embora a casa sofre danos consideráveis ​​no processo. Quando eles são forçados a irem para a cozinha com a chegada de Mulgarath, eles colocam todas as suas bombas no forno, detonando-os e matando todos os goblins, incluindo Redcap. Richard (Andrew McCarthy) entra na casa e diz a Jared que ele veio pedir desculpas. Jared, percebendo que não é seu pai, o apunhala no estômago, revelando que ele é Mulgarath disfarçado. Jared escapa com o livro através do mini elevador enquanto Mulgarath dá perseguição em forma de uma serpente e fere Thimbletack. No telhado, Jared lança o livro no ar; Mulgarath transforma em um corvo e pega-lo, mas ele é comido por Hogsqueal, vingando sua família e com as páginas do livro espalhadas no chão. Jared, em seguida, desce do telhado e ele e Helen conciliam-se pelas discussões anteriores. Hogsqueal e as fadas pegam as páginas dispersadas do Guia de Campo.
As fadas trazem Lucinda de volta para a casa, mostrando-lhe os reparos a serem feitos para a casa no rescaldo do ataque de goblins e reintroduzindo-a a Thimbletack, que está vivo. De repente, os Sylphs aparecem, trazendo Arthur, como ele foi autorizado a visitar sua casa desde que o livro esteja seguro. Ele não pode ficar de fora do reino das fadas, ou ele vai virar pó. Lucinda pede para ser levado com ele, em vez; os Sylphs transformá-la de volta em seus seis anos de idade e ambos vão. Em seguida, retomam suas vidas normais com Thimbletack, Hogsqueal e o Griffin.
Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco e vozes

Recepção

The Spiderwick Chronicles teve recepção geralmente favorável por parte da crítica especializada. Com base em 30 avaliações profissionais, alcançou uma pontuação de 62% no Metacritic.
Em avaliações favoráveis, do ReelViews, James Berardinelli disse: "Não é excelente fantasia, mas é em terreno mais sólido do que "The Golden Compass" e vai parecer menos desconcertante para alguns. Há o suficiente para manter os adultos envolvidos, que é um componente importante de qualquer imagem em movimento que quer seja conhecida como "entretenimento familiar.""
Village Voice, Ella Taylor: "O olhar ricamente outonal do filme é por voltas rápidas comodamente naturalistas e terrivelmente barrocas, e do diretor Mark Waters (Freaky FridayMean Girls) sustenta o equilíbrio entre o real e o surreal com brio travesso".
Wall Street Journal, Joe Morgenstern: "Mundo real das crianças, ou o que passa por real em uma fantasia, não poderia ser mais convidativo, por razões que são mal misteriosas: as performances fortes, sob a direção de consumada de Mark Waters; a língua brilhante e inteligente, muito do que tomada a partir dos livros; a cinematografia à moda, por Caleb Deschanel".
Austin Chronicle, Steve Davis: "Começa promissora pela empatia que descreve o medo e raiva crianças sentem quando seus pais se separam, mas em última análise, suas emoções humanas são dominadas por goblins, trolls e outras criaturas geradas por CGI executadas amoque na tela".
USA Today, Claudia Puig: "Temos de ser curiosos nas criaturas fantásticas e efeitos especiais deslumbrantes. Mas o mais perturbador da história de crianças desiludidas importuna no fundo, distraídas a partir de qualquer encantamento.[2]
Com índice de 80% o Rotten Tomatoes publicou um consenso: "The Spiderwick Chronicles é uma aventura de um entreter as crianças com o coração e a imaginação de sobra".[3]

The Spiderwick Chronicles
As Crónicas de Spiderwick (PT)
As Crônicas de Spiderwick (BR)
 Estados Unidos
2008 •  cor •  97 min 
DireçãoMark Waters
RoteiroKarey Kirkpatrick
David Berenbaum
John Sayles
ElencoFreddie Highmore
Sarah Bolger
Mary-Louise Parker
Martin Short
Nick Nolte
David Strathairn
Joan Plowright
Seth Rogen
Andrew McCarthy
GéneroFantasiaaventura
Idiomainglês

Nenhum comentário:

Postar um comentário